Eu nasci e cresci no interior de Minas Gerais. Isso significou, entre muitas coisas boas, experimentar a calma de uma infância e adolescência tranquilas. Mas também significou ter acesso limitado a recursos, como livros. Lembro que, quando tinha 12 anos, chegou Harry Potter na biblioteca da escola. Mas havia só um exemplar e ele nunca estava disponível. Sempre que alguém devolvia, outro pegava. Pensando agora, talvez isso explique minha preferência por Senhor dos Anéis.
Conto isso para mostrar que muito do meu hábito de leitura nasceu da falta. Eu não podia acumular livros, então tudo o que eu conseguia pegar na biblioteca virava tesouro nas minhas mãos nos dias que se seguiam.
Muita gente tenta criar esse hábito e acaba só acumulando livros não lidos. Isso acontece principalmente porque a leitura não nasce de listas prontas ou de títulos que “todo mundo deveria ler”. A leitura começa de você: do seu tempo, da sua rotina, do seu momento e até das histórias que ficaram inacabadas.
Na minha consultoria de indicação de leitura, antes de sugerir qualquer obra, converso com você para entender seus interesses, seus bloqueios, o ritmo da sua vida e o tipo de história que te move. A partir dessa escuta, eu crio uma lista personalizada, feita exclusivamente para o seu momento.
Além disso, preparei também um manual com práticas e técnicas para te auxiliar nesse hábito com mais leveza e prazer.
Se você sente que falta orientação, sensibilidade ou direção para começar, eu te acompanho nesse início.
O seu próximo capítulo pode começar agora!